Tudo o que você precisa saber para garantir o seu diploma técnico

Para quem está buscando uma recolocação em tempos de pandemia, ter um diploma técnico para comprovar sua experiência pode fazer toda a diferença. Além disso, profissionais que já atuam há muitos anos, mas que por algum motivo não tiveram a oportunidade de frequentar o curso técnico em uma escola que segue o método  tradicional, podem realizar o processo de certificação técnica por competência e ter suas habilidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e também pelos órgãos de classe, como CFT/COREN, e ainda no próprio mercado de trabalho

Em contrapartida, as empresas também têm vantagens com profissionais mais qualificados e capacitados. Dessa forma, aproveitam a experiência do seu capital humano, que já está adaptado à rotina e ao ambiente de trabalho, sem a necessidade de realizar processos seletivos exaustivos, enfim, encontrando maiores dificuldades para o preenchimento da vaga.

O que é e como acontece o processo de certificação técnica?

A certificação técnica por competência do IETAAM avalia e reconhece as habilidades profissionais já desenvolvidas em treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e as experiências adquiridas no dia a dia do profissional. Ou seja, é ideal para profissionais que estão com seus conhecimentos em dia e optam por não enfrentar o tempo e investimento necessários para conquistar um diploma de um curso técnico. Os profissionais interessados em validar sua experiência precisam verificar as áreas de atuação disponíveis para a certificação e, na sequência, realizar o cadastro por meio do preenchimento do formulário ou entrar em contato via WhatsApp para receber o atendimento diferenciado do IETAAM em todo o processo.

Pré-requisitos

  • Ter mais de 18 anos de idade
  • Ensino médio completo
  • Ter 2 (dois) anos ou mais de experiência comprovada na área que você deseja ser certificado(a)

Quais são as etapas do processo?

Tudo começa com a inscrição do candidato, confirmando o seu interesse no processo de certificação técnica, compartilhando a sua necessidade e informando seus dados pessoais. Feito isso, o candidato faz o seu cadastro com a entrega da documentação e validação da inscrição. Na sequência irá passar pelas etapas de avaliação: prova de títulos (análise documental) e a prova objetiva (de múltipla escolha) para comprovar o conhecimento teórico na área escolhida. 

Por fim, caso o candidato seja aprovado nas etapas anteriores, seu registro técnico será solicitado ao Sistec/MEC e sua documentação será encaminhada para emissão do seu diploma técnico. De antemão,  o certificado on-line será disponibilizado para que o candidato possa imediatamente adiantar o seu processo de registro profissional com o órgão de classe da área ou fazer a entrega da certificação para a empresa em que atua. Enquanto isso, seu diploma técnico original, físico e impresso, será encaminhado para a sua residência, com previsão de entrega em um prazo de 30 a 60 dias após o resultado das avaliações.  

Documentos necessários para o processo de certificação técnica

  • CPF 
  • RG ou CNH (frente e verso)
  • Diploma/Certificado de conclusão do ensino médio/Outra formação
  • Comprovante de residência 
  • Comprovantes de competências profissionais: 
  • Carteira de trabalho / Declaração / Graduação – a partir do 5º semestre concluído
  • Certificados de cursos profissionalizantes e outros (opcional)

E aí? Preparado para dar o próximo passo na sua carreira? Faça o cadastro e inicie o seu processo agora mesmo!

Desenvolvido pela KAKOI