10 certificações técnicas para quem quer decolar na carreira

Com a escassez de profissionais com certificação técnica no Brasil, torna-se cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada. De acordo com um levantamento da Fundação Dom Cabral (FDC), 83% das empresas citam a dificuldade de encontrar profissionais qualificados como um dos principais empecilhos para a assinatura de carteiras.

Nesse cenário, quem já possui experiência prática pode ganhar destaque, validando suas habilidades por meio do processo de certificação por competência, garantindo maior estabilidade na carreira e melhores salários, como é o caso de Cátia Goi, certificada como técnico em enfermagem pelo IETAAM em 2020. A profissional conseguiu a tão sonhada promoção no trabalho e ainda ressalta que o processo “foi o melhor investimento dos últimos 3 anos”. 

Quer dar um up na sua carreira? Confira outras áreas que estão em alta. E, se você está buscando a certificação em uma delas, aproveite para tirar suas dúvidas:

  1. Técnico em agricultura

    Com o avanço do setor no país, que mesmo durante a pandemia continuou em crescimento e com uma previsão da Conab para a Safra 2019/2020 de 250,9 milhões de toneladas de grãos produzidos, a certificação técnica em agricultura voltou a se destacar e ser uma excelente opção para um desenvolvimento rápido. Esse profissional atua prestando assistência e consultoria, orientando produtores sobre todo o processo produtivo.

  2. Técnico em automação industrial

    A automação de processos no setor industrial gerou uma nova demanda por profissionais com um olhar tecnológico e conhecimentos técnicos aprofundados na linha de produção para implementar novas tecnologias para os processos. Esse profissional analisa dados, avalia a produtividade e sugere melhorias, como esteiras, sensores e robôs para otimizar a produção e a qualidade de tudo que é fabricado.

  3. Técnico em contabilidade

    O mercado tem apresentado um cenário bastante promissor com a automação de diversos processos que abrem espaço para que o profissional com certificação técnica em contabilidade desempenhe um papel de gestão.

    Esses profissionais são essenciais em qualquer organização, pois são responsáveis por executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial. Além disso, administram o departamento pessoal e realizam controle patrimonial.

  4. Técnico em edificações

    Com novos sistemas construtivos surgindo a todo momento, esse profissional torna-se chave para o setor, afinal, ele é o braço direito de engenheiros e arquitetos durante toda a execução da obra.

    É o técnico em edificações que vai acompanhar os projetos, realizar testes de qualidade e receber os materiais. Além disso, o técnico também é responsável pela aplicação das normas técnicas de segurança essenciais dentro do canteiro de obras.

  5. Técnico em eletrotécnica

    Mesmo durante os períodos de crise, os profissionais com certificação técnica continuam com alta demanda no mercado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Pelo levantamento, mais de 70% dos formados encontram emprego até um ano após receber sua certificação.

    Com a eletrotécnica não é diferente. Esse profissional é bastante demandado pelas indústrias para realizar estudos e projetos, além de participar no desenvolvimento de processos. Eles também operam sistemas elétricos e executam manutenção, além de assegurar a qualidade de produtos e serviços da empresa, aplicando normas e procedimentos de segurança no trabalho.

  6. Técnico em logística

    Com a pandemia alterando drasticamente os hábitos de consumo da população, era de se esperar que aumentasse a demanda por profissionais com certificação técnica em logística para atender às novas demandas. Afinal, faz-se necessário um sistema logístico mais robusto e esse profissional é especializado em todo processo de armazenagem, distribuição, transporte, processamento de pedidos, manuseio de matérias-primas e embalagem. A profissão é ideal para quem quer atuar em indústrias, serviços ou comércio.

  7.  Técnico em manutenção automotiva

    O número de carros no país não para de crescer, de acordo com os dados do relatório da frota circulante elaborado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A entidade projeta um aumento de 2,6% no número de veículos circulando em 2020, com o total podendo chegar a 47,1 milhões, ou seja, um cenário mais do que favorável para profissionais especializados na manutenção de automóveis.

  8. Técnico em meio ambiente

    As empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu impacto ambiental e os consumidores cada vez mais atentos e mais criteriosos na hora de escolher seus produtos e serviços. Com isso, a certificação técnica em meio ambiente tem sido cada vez mais requisitada para funções de auxílio na implementação de projetos, gestão ambiental e coordenação de equipes de trabalho.

  9. Técnico em mineração

    O cargo de técnico em mineração está em altíssima demanda no país. De acordo com o levantamento do site Salario.com, entre janeiro e julho de 2020 ocorreu um aumento de 43,24% nas contratações formais da área com carteira assinada no regime integral de trabalho. Entre as funções desempenhadas por esse profissional está lavrar jazidas minerais, supervisionar processos de beneficiamento de minério e ainda participar da prospecção e pesquisa de minerais.

  10. Técnico em segurança do trabalho

    As normas regulamentadoras brasileiras e o alto índice de acidentes de trabalho no país – o país ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – faz com que esse profissional seja essencial nas organizações.

    Com a certificação técnica em segurança do trabalho, é possível atuar participando da elaboração e implementação da política de saúde e segurança do trabalho, além de realizar o diagnóstico da situação de SST da empresa, garantindo que os colaboradores estejam em um ambiente seguro com as devidas medidas de prevenção e controle.

Invista você também na sua carreira profissional. Entre em contato e inicie o seu processo de certificação agora mesmo

Desenvolvido pela KAKOI