Quais são as 6 áreas de atuação que você precisa conhecer para alavancar a sua carreira?

O País começa a dar os primeiros passos para uma tímida recuperação econômica. Apesar da pandemia ainda não ter acabado, a vacinação rápida tem feito vários setores da sociedade ficarem esperançosos pela volta da normalidade, e a confiança do mercado também tem aumentado. É o que aponta o relatório da Focus – uma pesquisa feita semanalmente pelo Banco do Brasil (BC) junto ao mercado financeiro.

Alguns setores têm dado sinais de que estão se recuperando mais rapidamente que outros. São nichos que, de alguma forma, possuem um impacto direto no desenvolvimento e na vida das pessoas. 

Por exemplo, profissões técnicas relacionadas à saúde tiveram um aumento significativo de demanda de profissionais durante a pandemia e agora, com a melhora econômica, a tendência é que essa área cresça ainda mais.

O setor de serviços, muito impactado pela pandemia, é um dos que mais estão ansiosos e com boas perspectivas para o retorno às atividades presenciais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), espera-se um crescimento ainda mais acentuado neste segundo semestre de 2021.

Dentre todos esses setores, as áreas que exigem conhecimento técnico são as que mais crescem, não só em oportunidades como também em necessidade de mão de obra

O profissional com conhecimento técnico e atuante nesses nichos está vendo um momento único, a valorização da sua carreira.

Mas afinal, quais são as áreas técnicas que estão crescendo?

Sabendo deste clima de esperança para a economia, o profissional que deseja mudar de carreira pode se perguntar: Qual é a melhor área para buscar neste momento

Já uma pessoa que foi afetada pela crise e está em busca de emprego pode fazer uma pergunta um pouco diferente: Qual área está tendo mais oportunidades de trabalho?

Neste artigo, há seis áreas específicas que, além de estarem em alta, dão sinais de recuperação da crise, com muitas vagas abertas.

Técnico em Agente Comunitário  

É importante saber primeiro que profissionais no cargo de Agente Comunitário de Saúde ajudam os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde.

Nos últimos dois anos, a profissão foi altamente valorizada e, com a pandemia de Covid-19, ficou evidente sua importância na sociedade. No primeiro ano de isolamento social, em que as taxas de infecção no Brasil estavam altas, diversos municípios abriram editais para contratar profissionais na área. 

Isso significa que, durante toda a pandemia, esse foi um dos setores que mais contratou profissionais, e o mercado continuará precisando de técnicos após esse período. Ser um profissional técnico como Agente Comunitário de Saúde abrirá diversas portas para o mercado de trabalho nos próximos meses.

Técnico em Petróleo e Gás 

O técnico de indústria petroquímica é o profissional responsável pelo controle e qualidade de insumos e produtos. Dentre suas funções está coordenar processos de produção, analisar dados, interpretar laudos de análises químicas e gerir equipe.

O profissional deste nicho atua desde áreas de gestão de qualidade, segurança, preservação ambiental e saúde. 

Ou seja, com o retorno das atividades presenciais, o aquecimento da indústria brasileira e da confiança do mercado, profissionais com expertise nesse ramo serão valorizados e terão mais oportunidades de crescimento

Técnico em Nutrição e Dietética 

O profissional desta área atua como técnico em produção, conservação e controla também a qualidade dos alimentos em suas etapas de produção, além de supervisionar processos produtivos e de distribuição.

Com a reabertura dos bares, restaurantes, hotéis e grandes redes de fast foods, a demanda por profissionais com expertise em conhecimentos técnicos na produção e supervisão dos alimentos aumentou consideravelmente.

O que chama atenção para os profissionais dessa área é que a procura por técnicos em Nutrição e Dietética vai além das grandes capitais brasileiras, mas percebe-se também um aumento da demanda em cidades menores do País.

Técnico em Construção Naval  

Duramente afetado pela crise da pandemia e diminuição do comércio global, o setor de construção naval diminuiu muito suas atividades. No entanto, ele dá sinais de recuperação, e o profissional técnico desta área tem muito a ganhar.

O técnico em Construção Naval é responsável por supervisionar equipes de trabalho na produção e montagem de equipamentos em indústrias. Controla recursos e processos da produção e administra seus resultados. 

O profissional que investe em sua formação técnica para este setor verá nos próximos meses uma melhora econômica significativa para o ramo. A Petrobras, empresa brasileira de óleo e gás, tem anunciado sua expansão em diversas cidades do País e comemora o fato de que, graças a esse crescimento, novos empregos surgirão.

Técnico em Aquicultura 

Assim como o segmento de alimentos voltou a crescer exponencialmente, este ramo também dá sinais de melhora e retorno positivo para 2022.

O profissional técnico em Aquicultura é responsável pela organização e monitoramento da reprodução dos animais aquáticos, como peixes, camarões, mexilhões, ostras e rãs, entre outros. Um dos seus papéis fundamentais é o cuidado dos viveiros, tanques e fazendas marinhas. 

Técnico em Contabilidade 

Ao longo da crise da pandemia este setor sofreu com as demissões em massa, no entanto, soube se reinventar e agora, com o retorno das atividades, o profissional dessa área terá boas oportunidades de crescimento.

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade no Brasil, cerca de 93,8%. 

Entre suas funções está realizar atividades inerentes à contabilidade em empresas, órgãos governamentais e outras instituições públicas e privadas. Para tanto, constitui e regulariza empresas, identifica documentos e informações, atende à fiscalização e procede à consultoria empresarial. 

Certificação nessas seis áreas com até 60% de desconto

Agora que você sabe quais são as seis áreas profissionais que estão crescendo exponencialmente e continuarão a crescer no ano de 2022, precisa saber de mais uma informação valiosa.

O Instituto de Educação Tecnológica da Amazônia (IETAAM) auxilia profissionais a fazerem sua certificação técnica em mais de 27 áreas do mercado de trabalho. E, neste momento, está oferecendo até 60% de desconto para essas seis áreas citadas  acima.

Essas seis profissões, mesmo estando em alta e com carência de mão de obra, exigem conhecimento técnico na área e certificação por competência (certificação técnica). Aqui no IETAAM, você consegue adquirir o seu diploma.

Quem pode fazer a certificação técnica?

Os profissionais interessados em conquistar um diploma técnico precisam ter concluído o ensino médio, ter mais de 18 anos de idade e ainda dois anos ou mais de experiência comprovada na área que deseja obter o certificado. 

É importante ressaltar que caso o profissional não tenha comprovação em carteira de sua experiência, pode emitir uma carta ou um documento por escrito atestando tal experiência na área.

São válidas para essa comprovação as formações relacionadas à área de interesse, contratos de prestação de serviços, entre outras declarações que comprovem suas habilidades.

Atendendo a esses pré-requisitos, basta dar entrada no processo, preenchendo o formulário, e passar por duas etapas: a prova de títulos (análise documental) e a prova objetiva.

Após aprovado, o candidato precisa realizar o pagamento da taxa de certificação, além disso, solicitamos o seu registro junto ao Sistec/MEC, para que o seu diploma técnico seja emitido e disponibilizado nas versões física e digital. 

O (IETAAM) tem mais de 30 anos de história e é a única instituição de ensino do País apta a realizar o processo, assegurando a validade da certificação. Entre em contato e descubra como é fácil validar suas experiências e fazer a diferença.

Desenvolvido pela KAKOI